Seguro saúde – como funciona?

Seguro saúde – como funciona?

Explicamos como funciona o seguro saúde e qual a diferença para um plano de saúde normal, entenda tudo aqui.

Ter acesso a saúde é um direito de todos os brasileiros e apesar de termos uma rede de hospitais gratuitos por meio do SUS, nem sempre o que precisamos é gratuito. Quando alguma doença mais séria acomete nosso corpo ou aqueles que amamos, fica complicado arcar com as despesas médicas. Uma alternativa nessa situação é contratar o seguro saúde que pode ser encontrado através de várias seguradoras em nosso país.

A seguir, confira o que é e como funciona o seguro saúde.

 

O que é o Seguro Saúde

O seguro saúde é muito similar ao plano de saúde, mas não se trata da mesma coisa. Se trata de um seguro que o indivíduo contrata e é ressarcido no caso de despesas médicas, com exames, consultas e em diversos casos.

Enquanto que no plano de saúde, você pode usar os serviços somente dos profissionais e clínicas que são impostos pela operadora, no seguro você pode se consultar, realizar exames e ter o atendimento necessário em qualquer rede privada de saúde, que poderá contar com o ressarcimento do seguro.

Funciona como qualquer outro seguro, mas focado para a área de saúde, para quando você tiver algum tipo de despesa médico-hospitalar.

 

Diferença entre Seguro Saúde e Plano de Saúde

Há algumas diferenças entre o seguro e o plano de saúde que devem ser levados em conta na hora de escolher qual, de fato, contratar. No plano de saúde o usuário pode contar com um pacote de serviços que podem ser prestados em algumas situações, sendo tudo especificado no contrato de adesão. A abrangência do plano de saúde é limitada a estabelecimentos e profissionais que são conveniados à operadora do plano de saúde. Se o serviço que o cliente necessita estiver dentro da cobertura do seu contrato, não precisará pagar nada além da mensalidade do plano.

Já no caso do seguro de saúde, você pode se consultar e realizar qualquer tipo de tratamento em qualquer rede privada de saúde. A abrangência é maior, não tendo estabelecimentos e profissionais conveniados. Você paga pelo serviço e depois recebe a indenização do seu seguro.

 

 

Quem pode contratar um Seguro Saúde

O seguro saúde pode ser contratado por qualquer pessoa maior de 18 anos. Tudo que é necessário é encontrar uma seguradora próxima de você, avaliar as coberturas básicas e adicionais que você pode contratar, e entrar em contato.

Geralmente, o seguro pode ser válido para uma pessoa só, enquanto o plano de saúde pode contar com dependentes.

 

Como contratar um Seguro Saúde

Contratar um seguro de saúde é fácil, mas você deve avaliar com cuidado todas as coberturas oferecidas para que o seguro se adéque às suas necessidades. Você só precisa ir até uma seguradora com seus documentos pessoais em mãos e efetuar a contratação.

Leia o contrato por completo para ficar por dentro de todos os detalhes e não ter nenhum tipo de surpresa. Você poderá acionar o seguro quando for necessário usando a sua apólice, por isso guarde-a muito bem em um lugar seguro.

Gostaram das dicas?

Sugestões podem ser deixadas nos comentários!