Seguro de vida em grupo. Conheça as principais seguradoras do Brasil

Seguro de vida em grupo. Conheça as principais seguradoras do Brasil

Contratar um seguro de vida em grupo é um dos principais fatores para garantir a segurança de uma empresa, pois também mostra aos futuros e atuais colaboradores como a organização trata-os como preocupação

 

Inclusive, isso se torna mais chamativo ao ponto de ajudar a empresa a crescer no mercado, o que faz do seguro de vida um fator importante e estratégico no mundo dos negócios.

 

Quando utilizado, seja em acidente ou falecimento, o seguro garante o suporte ao funcionário e familiares, por isso, um seguro de vida é uma forma de zelar pelos colaboradores.

 

Porém, para contratar um seguro de vida, é importante garantir que está munido de informações essenciais para a sua escolha

 

Por isso, neste texto, você vai entender mais sobre o funcionamento de um seguro de vida em grupo, que te ajudará a avaliar o que mais se encaixa para o perfil da sua empresa.

 

O que é o seguro de vida em grupo?

 

Normalmente, um seguro de vida em grupo é contratado pelas empresas como forma de beneficiar os colaboradores, além de poder ser customizado conforme as necessidades das organizações e do perfil dos funcionários.

 

Por se tratar de algo importante no meio empresarial, o seguro se torna obrigatório em muitos lugares, o que garante aos trabalhadores não só a segurança como também a possibilidade de acordar coletivamente os benefícios que serão utilizados visto a necessidade de cada um.

 

O Brasil, sendo um dos países com maior número de acidentes de trabalho, fazem com que seja sensato oferecer seguros que cubram esses incidentes ou até doenças que possam acometer parcial ou completamente seus beneficiários.

 

Como funciona o seguro de vida em grupo?

 

Um  seguro de vida em grupo depende de uma série de fatores para sua contratação, eles variam entre as necessidades, tamanho da organização em questão.

 

Não só isso, mas também os fatores de risco do dia-a-dia da empresa contam muito na hora da contratação, pois a atividade em que a organização atua pode ser determinante para estipular seu contrato, visto que é preciso, principalmente, visar o bem estar dos funcionários.

 

A duração dos contratos geralmente é de um ano, todavia, o contratante pode estender para dois, três ou quatro anos de cobertura.

 

Para que serve o seguro de vida em grupo?

 

Como já dito, um seguro para a segurança financeira em caso de acidentes envolvendo, garantindo assim sua proteção, funcionando também como uma forma de diferenciar as empresas no meio do mercado de trabalho.

 

Visto isso, o seguro de vida se torna uma garantia, que assegura à família do funcionário beneficiado que, caso algum acidente de trabalho aconteça, seus familiares não ficarão sem amparo.

 

Quais coberturas são oferecidas pelo seguro de vida em grupo?

 

Entre as causas que são cobertas pelo seguro de vida em grupo estão:

 

  • Morte;
  • Invalidez;
  • Doenças graves;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • Seguro funeral.

 

Existem mais tipos de cobertura, que varia de operadora para operadora, por isso, faça uma boa pesquisa para encontrar a que mais se encaixa com as necessidades dos beneficiários.

 

Condições impostas em contratos de seguro de vida em grupo

 

Comumente, os contratos de seguro de vida em grupo estabelecem limites na quantidade de beneficiários que podem usufruir do serviço, esse limite varia entre as seguradoras. A idade também varia, podendo variar entre 14 e 65 anos.

 

As seguradoras podem impor condições e determinar regras para incluir os segurados, como por exemplo, se os funcionários estão em boas condições de saúde ou se estão em plena atividade profissional.

 

As condições podem mudar de contrato para contrato, por isso, é importante que elas sejam discriminadas no papel.

 

Quem pode contratar um seguro de vida em grupo?

 

Seguros de vida em grupo podem ser contratados por todas empresas de variadas categorias e segmentos.

 

Agora, no que diz respeito ao número mínimo de vidas atendidas pelo seguro, essa quantidade pode variar, pois depende de cada organização, que tem diferentes tamanhos.

 

Geralmente, o número mínimo de pessoas exigido para contratação do seguro é três beneficiários.

 

Conheça as operadoras que oferecem seguro de vida em grupo

 

Porto Seguro

 

 

Nessa opção, o seguro mantém o pagamento do valor contratado pela pessoa para seus beneficiários em caso de falecimento, que não sofrerá com Imposto de Renda e não precisa  aguardar o inventário. Inclusive, pagando também as despesas com assistência funeral.

 

Tokio Marine

 

O Seguro da Tokio Marine cobre e garante proteção ao segurado e traz amparo financeiro em momentos como internações e/ou diante de doenças graves.

 

Bradesco

 

O produto conta com cobertura para áreas de apoio financeiro em doenças graves e o custeio do tratamento, incluindo hospitalização, medicamentos e terapias.

 

Também cobre filhos com doenças congênitas, além de manter a renda em casos de afastamento devido doença ou acidente.

 

Mapfre

 

Na Mapfre, as coberturas são para mortes naturais ou acidentais, garantindo o pagamento de indenização de 100% do capital segurado, além da IPA (Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente), com pagamento de até 100% do capital segurado.

 

Unimed Seguros

 

O beneficiário tem pagamento de 100% do capital em caso de morte do titular, além de cestas básicas e pagamentos garantidos em caso de acidente ou doença que o invalide total ou parcialmente.

 

Está previsto também reembolso das despesas do funeral do segurado.

 

Seguro de vida individual X em grupo

 

Existem diferenças entre os seguros individuais e em grupo. No primeiro, o beneficiário conversa diretamente com a operadora de seguros, na segunda, existe o intermédio de um corretor.

 

No seguro de vida individual, existe a figura do “estipulante”, que está ligado com as pessoas do grupo, geralmente a empresa, que contrata o benefício e representa o grupo.

 

Partes envolvidas na contratação de um seguro de vida coletivo

 

Agora que você conhece a diferença, entenda mais sobre as partes envolvidas no processo do seguro de vida em grupo:

 

  • Estipulante: a pessoa jurídica (empresa ou organização) que contrata e representa o seguro e, inclusive, negocia, garante e solicita as modificações, as renovações de contrato, assim como seu cancelamento.
  • Segurado: o colaborador que usufrui dos benefícios dados pelo seguro.
  • Beneficiário: os dependentes que receberão o suporte financeiro da indenização do seguro.
  • Corretora de seguros: empresa que comercializa seguros e atua como intermediária na negociação entre o contratante e a seguradora.

 

Inclusive, uma corretora pode cuidar da parte burocracia e garantir o cumprimento do acordado pelas partes do contrato.

 

Por quê devo contratar uma corretora de seguros?

 

Optar por usar uma corretora para procurar por um seguro de vida em grupo também ajuda a orientar qual a melhor decisão entre as corretoras e qual será a mais adequada para as necessidades da empresa e de seus colaboradores.

 

A STS é uma corretora de seguros de Santos que atua com as principais operadoras da região. Entre em contato com nossa equipe e saiba qual é o melhor seguro de vida para seu perfil.