Seguro de vida: 7 benefícios que você precisa conhecer

Seguro de vida: 7 benefícios que você precisa conhecer

O seguro de vida é algo primordial para que não existam danos econômicos mais fortes em momentos difíceis (como nos casos de problemas de saúde graves). Mesmo em situações como estas, os envolvidos com o familiar ausente, com doença grave ou acidentado, ainda podem ter um respaldo financeiro por meio dos seguros.

Neste texto, você verá 7 vantagens de se ter um seguro de vida, além de saber suas coberturas, os cuidados e como procurar um.

 

A importância do seguro de vida

Primeiramente, deve-se repensar que, apesar do nome, o seguro não se trata apenas em situações relacionadas a uma pessoa que morre.

Na verdade, os benefícios de um seguro podem ser usados durante a vida, pois como falado na introdução, este também é ativado em situações de ausências familiares, doenças graves e acidentes, gerando uma “folga” monetária que possa vir em uma hora inesperada e que necessite de ajuda.

Estes serviços são pensados para pessoas que têm dependentes financeiros, como filhos e cônjuge. O seguro auxilia esta pessoa a estar numa situação confortável mesmo arcando com custos médicos, educação dos filhos, trabalho, entre outras situações, assim, trazendo uma garantia da continuidade do padrão de vida sem que exista um recuo.

Listamos aqui os 7 principais tópicos que mostram como é benéfico contar com um seguro de vida:

 

Proteção financeira

Situações de perigo não podem ser previstas com facilidade, por isso, como quando se contrata um seguro para um automóvel, para que exista um respaldo em situações de acidentes, roubos ou danos (quando cobertos), o seguro para vidas funciona numa filosofia muito parecida, a de proteger e beneficiar a pessoa que contrata o serviço. Não só ela, mas todos os seus dependentes também.

Por conta disso, o seguro é importantíssimo para quem quer ter um planejamento de vida que não exista o risco como uma variável.

 

Tranquilidade para o segurado

Claro que não é uma tarefa fácil (até pela parte emocional) pensar em momentos e cenários de gravidade para sua família e/ou dependentes, porém, é preciso lembrar que estar protegido com um seguro é essencial no quesito de saúde emocional.

Falamos no primeiro tópico sobre a parte econômica para uma família com seguro de vida, porém, também devemos frisar a tranquilidade que a seguridade dos dependentes, que não ficarão com os sentimentos a flor da pele quando estiverem pensando na vítima, mas também com sua própria qualidade de vida, que era segurada por seus responsáveis agora impossibilitado.

Quando se trata de família, sabemos como a calmaria e a racionalidade na hora do aperto se mostram como grandes benefícios.

Quando todos têm em mente em primeiro lugar que este incidente não terá peso (principalmente financeiro) para a família, sendo assim, terão menos imbróglios na hora de lidar com as situações futuras, a preocupação e o alívio reinam.

As indenizações também são possíveis caso o beneficiado se encontre em situação de invalidez, nos mesmos parâmetros que já citamos antes (doenças graves e acidentes).

 

Proteção para a(o) cônjuge

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum que os casais repartam seus gastos fixos de suas rotinas, ou seja, quando o imprevisto ocorre, a renda conjunta está sujeita a ficar afetada significativamente.

Nestes momentos – extremamente suscetíveis à gravidade -, é essencial que exista um pronto apoio psicológico para não só os dependentes, mas também para a(o) cônjuge, que tem seus recursos financeiros instáveis enquanto o momento demandar de financiamento.

Por isso, pode-se garantir uma boa tranquilidade para que a pessoa amada, que você se dedicou pela vida, não fique sem dinheiro nesses momentos e possa lidar com tudo com uma certa folga.

 

Cobertura para doenças graves

Quando algum membro familiar é acometido por uma doença grave, os familiares se envolvem de todas as formas – principalmente financeiramente – quando o tratamento para a patologia demanda muitos recursos financeiros.

Mesmo contratando um excelente plano, não é assegurado que, como pessoas, estaremos de prontidão para lidarmos com questões que demandam um custo alto, como cuidadores, alimentação alternativa, remédios caros e/ou aluguel de equipamentos necessários para situações específicas

Em incidentes como esses, existe uma grande diferença quando tratamos de tudo da maneira correta para uma cura e a contenção de danos da mesma.

Nisso, o seguro de vida, como já dito antes, não serve apenas para situações de morte, mas também, para que assegure a vida, o que se torna um grande aliado.

 

Garantia de segurança financeira personalizável

Se você está empregado, talvez já conte com um seguro de vida fornecido pelo lugar onde trabalha.

Porém, é preciso pesquisar se o seguro tem a capacidade de cobrir várias despesas que podem te ocorrer, pois muitas vezes, ele não é suficiente, mostrando isso em forma de coberturas limitadas e que podem nem ao menos combinar com suas necessidades e de sua família e/ou dependentes.

Neste caso, a contratação de um seguro mais individual, que seja mais compatível com o perfil do seu padrão de vida e da sua família. Pois, no final, apenas vocês tem noção das necessidades que suas rotinas exigem.

 

Pagamento de diárias por afastamento do trabalho

Nos casos de acidentes ou doenças que afastem o beneficiário do seguro de seu emprego, existem algumas opções que cobrem bem e garante o pagamento pelo período de um ano, assim, ajudando a não deixarem instáveis as finanças da família e de seus dependentes enquanto a pessoa em questão estiver incapacitada.

Sendo assim, o beneficiário pode fazer seu tratamento tranquilamente sem que haja  quaisquer problemas em questões financeiras para os custos do processo.

Isso acaba servindo de forma essencial, principalmente para empregados autônomos que concentram toda a força de trabalho do seu entorno, sendo a única engrenagem  que mantém tudo em pé.

 

Majoração

Esse tipo de cobertura unida serve para toda a cobertura por invalidez total ou parcial do beneficiário por quaisquer incidentes.

Ela faz com que exista uma garantia de segurança para a vítima, em que a mesma receba 100% dos valores envolvidos na contratação da cobertura por invalidez, isso acaba sendo de extrema necessidade para quem é dependente de um certo membro para trabalhar, como alguém que trabalha na manufatura, que precisa de suas mãos.

Por isso é possível “calcular” a cobertura, caso aconteça uma perda essencial, por exemplo,  dos dedos, da visão (total ou parcialmente), entre outros membros e sentidos do corpo.

 

Cuidados na hora de contratar um seguro de vida

Mesmo que as pessoas ainda desconheçam essa alternativa, temos que assegurar um fato: quando se trata de contratar um bom seguro de vida,  o investimento acaba não sendo só na segurança familiar, mas também passa a ser financeiro.

 

  • No âmbito familiar

No âmbito familiar, que já falamos aqui por várias vezes, é possível que os dependentes e/ou familiares acabem herdando as dívidas do falecido, como financiamentos e/ou empréstimos. Sendo assim, nesses casos, o valor de uma indenização pode ajudar satisfatoriamente com os custos que podem ser gerados, e diminuindo a possibilidade de haver um grande estresse financeiro.

 

  • No âmbito empresarial

Até mesmo  no âmbito empresarial isso também é possível de ser encaixado.

Por exemplo, numa  situação em que você é um empresário e tem um sócio, os dois devem realmente procurar por um seguro de vida.

Pois, pensando bem, no caso de um falecimento de um dos dois, automaticamente o outro precisa assumir  todos os trabalhos dentro da corporação, afinal,  isso pode representar um grande risco como endividamento e até falência.

Mas não pense que um seguro de vida pode entrar no inventário de seu segurado, pois não é obrigatório e este precisa ser repassado aos seus herdeiros naturais (filhos, irmãos, pais ou responsáveis legais).

Ele pode ser direcionado a qualquer pessoa, desde que seja a vontade do beneficiário (isso inclui amizades e outros tipos de relações). Fazendo o quê possíveis burocracias no momento de fragilidade, não aconteçam.

 

Procure uma corretora de seguros

Depois de ler esse texto, mostrando todos os pontos principais para se ter um bom seguro de vida, creio que se interessou em procurar um, certo?

A STS é uma corretora de seguros de Santos que atua com as principais operadoras da região. Entre em contato com nossa equipe e saiba qual é o melhor seguro de vida para seu perfil.