O que significa carta de crédito em um consórcio?

O que significa carta de crédito em um consórcio?

A carta de crédito é uma das várias vantagens que um consórcio pode trazer, afinal, a sua gama de benefícios traz uma boa modalidade para os que têm diferentes necessidades financeiras.

Em consórcio, as pessoas que estão participando optam por pagar mensalidades com a possibilidade de flexibilizar o valor, assim, fazendo com que o investimento se torne bem mais fácil e, também, contando com um orçamento que caiba no bolso.

Porém, para entender como funciona uma carta de crédito, é preciso se aprofundar mais no assunto. Por isso, no texto de hoje, tiraremos as maiores dúvidas sobre as cartas de crédito e explicaremos também como elas funcionam dentro dos consórcios.

O que é um consórcio?

Antes de entender para que serve uma carta de crédito em um consórcio é preciso saber como funciona o processo completo.

Um consórcio é uma espécie de financiamento coletivo para comprar um item específico que funciona como uma poupança, mas, neste caso, os aportes mensais são feitos por todos do grupo.

Essa modalidade de financiamento é organizada por administradoras que reúnem pessoas que têm um interesse em comum, geralmente o de adquirir algum bem.

O consórcio de veículos é uma das categorias dessa modalidade de financiamento. Elas também abrangem casas, motos, entre outros.

Porém, a diferença é que os participantes têm outro tipo de planejamento, que seria conseguir obter o bem material antes de juntar o preço total dele.

As administradoras recebem uma autorização do Banco Central para protagonizarem o consórcio e reunirem os grupos.

Entre os bens que podem ser sorteados e financiados num consórcio estão:

  • Carros zero;
  • Carros seminovos;
  • Terrenos;
  • Imóveis;
  • Motos;
  • Serviços.

O gerenciamento e a administração dos pagamentos e dos sorteios são outras das atividades que o consórcio desempenha.

Os pagamentos das mensalidades serão feitos pelos participantes até o final da vigência do contrato do financiamento, depois disso, existirá um montante comum, que é uma reserva que garantirá ao participante a contemplação do bem.

O que é carta de crédito? Como ela funciona num consórcio?

A carta de crédito é um documento representativo do valor que será dado pelo consórcio ao participante, que, com o item em mãos, pode receber o bem antes do valor total ser alcançado.

Essa carta pode ser dada por meio da contemplação em sorteios ou por lances vencedores na assembleia.

Acompanhado da carta de crédito virá um documento para verificar os valores disponíveis nela, que indicam o momento que o interessado poderá adquirir o bem que financiou durante a participação no consórcio.

Assim que sorteado, o participante poderá usar a carta de crédito livremente, todavia, com responsabilidade, visto que ele é obrigado a usar esse dinheiro para o objetivo, ou seja, se o consórcio é destinado para o financiamento de um carro, ele precisa comprar um veículo.

Caso o consorciado queira usar esse valor para adquirir outros bens, ele tem a possibilidade de resgatar esse valor da carta de crédito em dinheiro, mas claro, respeitando o que foi estabelecido no regulamento do consórcio.

De que maneira é possível obter a carta?

O consorciado terá direito a carta de crédito a partir do momento em que ele adquirir a cota do consórcio.

A partir daí, será necessário definir três coisas: o objetivo final da carta, o valor dela e o prazo de pagamento.

Essas escolhas devem ser tomadas com base na renda mensal disponível para o pagamento das mensalidades, pois, quanto maior a carta de crédito, maior o valor desembolsado todo mês.

Conforme o caminhar do pagamento, se for uma possibilidade contratual, o consorciado tem a possibilidade de ajustar esse valor da carta, porém, é preciso ressaltar que ela só será dada depois da contemplação por sorteio ou lance.

Como funcionam os sorteios e os lances?

O sorteio é uma das formas de ser contemplado com a carta de crédito. Eles acontecem mensalmente e são feitos nas assembleias marcadas pela administradora.

Nesses eventos, acontece a escolha de um ou mais consorciados. O sortudo irá receber a carta de crédito e poderá usufruir dos poderes dados pelo documento.

Aqueles que não querem contar com a sorte, podem seguir um outro caminho: o da oferta de lance, onde são antecipadas as parcelas.

São três as formas de oferecer um lance:

  • lance livre: pode-se dar qualquer valor, quem der o maior lance recebe a carta;
  • lance fixo: o valor é determinado em contrato;
  • lance embutido: oferece-se uma parte da carta de crédito como lance.

Os que têm uma boa reserva financeira e querem obter a carta de crédito com uma maior agilidade podem considerar confortavelmente a oferta de lances.

Quais são os procedimentos necessários para ter acesso à carta de crédito?

A carta de crédito tem sua entrega comunicada pela administradora assim que o consorciado é contemplado, depois disso, é preciso seguir alguns passos contratuais para acessá-la. 

É preciso ter em mente que, mesmo com a carta de crédito, é preciso estar honrando as mensalidades abertas, por mais que tenha sido contemplado.

Por isso, é possível que a administradora queira algumas garantias antes de entregar a carta, como um comprovante de renda ou de que o contemplado não está em serviços de proteção ao crédito.

Existe a possibilidade também de que, em alguns casos, alguns documentos sejam solicitados dependendo do bem, como o seguro do carro ou carteira de motorista, no caso de um consórcio de veículos.

Encontre o melhor consórcio para você

Consórcios precisam ser avaliados com cautela, afinal, ele é um benefício de médio e longo prazo, feito para aqueles que têm paciência para financiar um bem por grandes períodos.

Se está avaliando pelos consórcios, conte com a STS Corretora, que auxiliará você em busca de um consórcio, além de tirar dúvidas também sobre as cartas de crédito.

A STS é uma corretora especializada em consórcios em Santos, se ficou interessado, entre em contato com nossa equipe e simule a melhor carta de crédito para seu perfil.