O que é um plano de saúde hospitalar?

O que é um plano de saúde hospitalar?

O plano de saúde hospitalar é uma modalidade do plano de saúde que cobre todos os procedimentos hospitalares – atendimentos de emergência, urgência, internação e exames realizados para esse período.

Mas qual sua grande vantagem? No post de hoje veremos como funciona o plano de saúde hospitalar e qual seus benefícios para os segurados.

 

Plano de saúde hospitalar

O plano de saúde hospitalar disponibiliza mais segurança nos momentos de emergência. Ele proporciona o direito de realizar todos os procedimentos hospitalares necessários.

O usuário será atendido com todo o cuidado e dedicação em um hospital de extrema qualidade.

Dentro deste tipo de plano existem dois segmentos de benefícios, são eles:

  • Plano hospitalar com obstetrícia

Esse segmento oferece consultas, exames de apoio ao diagnóstico e procedimentos ambulatoriais sem limites. Internações hospitalares – CTI inclusa – sem um limite de prazo para o beneficiário.

Disponibiliza também tratamentos ortopédicos, oncológicos, cardiológicos, ginecológicos, oftalmológicos, neurológicos, etc. E, como o próprio nome já diz, os tratamentos incluem a obstetrícia, exames pré-natais, parto e puericultura.

  • Plano hospitalar sem obstetrícia

Esse tipo de cobertura não garante a cobertura do plano de saúde ao parto. Ele cobre somente exames de rotina e consultas, além de atendimentos hospitalares.

 

Coberturas do plano de saúde hospitalar

  • Radioterapia;
  • Quimioterapia;
  • Diárias ilimitadas;
  • Internação em UTI;
  • Transfusão de sangue;
  • Medicamentos anestésicos;
  • Taxa de utilização das salas de cirurgia;
  • Consultas médicas durante a internação;
  • Materiais utilizados durante a internação;
  • Exames complementares realizados no hospital;
  • Procedimentos especiais como diálise e hemodiálise, quimioterapia e hemoterapia ambulatorial, radioterapia, nutrição parental ou enteral, embolização e radiologia intervencionista, procedimentos em hemodinâmica, fisioterapia;
  • Acompanhamento pós-operatório em caso de transplante de rim e córnea.

São cobertos também atendimentos de emergência e urgência que precisarem de internações ou que sejam essenciais para a preservação da vida do paciente. Entretanto, não cobre exames e consultas realizados fora do tempo de internação.

 

Quem pode aderir ao plano hospitalar

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode contratar o plano de saúde hospitalar.

Porém, é necessário lembrar que muitas operadoras de saúde vendem seus convênios apenas para empresas. Assim, poucas delas permitem que uma pessoa física faça a adesão de um plano de saúde.

 

Vantagens do plano hospitalar

Caso você não tenha a necessidade de realizar exames e consultas médicas com frequência, o plano hospitalar é uma ótima opção. Ele irá atender às expectativas já que vai garantir a assistência hospitalar necessária no momento da internação.

É um plano indicado para quem possui um médico particular e não se importa de pagar por seus exames. Isso é mais comum do que parece, já que muitos especialistas não atendem por convênio médico, obrigando o beneficiário a pagar pelo valor da consulta em alguns casos.

Vale ressaltar que é possível utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer consultas e exames médicos, porém, o prazo de espera pode ser um pouco mais longo.

O plano hospitalar é mais econômico e garante ao segurado a devida assistência para inúmeros procedimentos em casos de internação, sendo ela de emergência ou urgência e a realização de exames realizados durante esse período.

Para quem não possui condições de pagar altos preços em despesas hospitalares, esse plano é uma opção viável e segura para quem para quem quiser mais acesso à saúde.

 

Tipos de acomodações

A maioria dos planos de saúde tem dois tipos de acomodações:

  • Apartamento – o paciente tem direito a um quarto privado, é um tipo de acomodação um pouco mais cara;
  • Enfermaria – o paciente compartilha o quarto com outras pessoas, a enfermaria é um tipo de acomodação mais acessível.

 

Cobertura do plano

O usuário possui direito a assistência hospitalar somente na rede credenciada contratada pela operadora de saúde.

O plano hospitalar possui dois tipos de coberturas: a nacional e a regional.

A cobertura regional disponibiliza acesso apenas aos hospitais que são credenciados na região de cobertura do plano contratado. Já com a cobertura nacional você terá acesso a qualquer hospital do país em que a operadora seja credenciada.

 

Carência do plano hospitalar

A carência do plano hospitalar é um período de tempo em que os novos segurados não podem usufruir das coberturas oferecidas. Esse prazo é aplicado tanto no plano de saúde hospitalar quanto nos tradicionais.

O prazo pode variar de uma operadora para outra, mas a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deu um tempo máximo de carência para procedimentos:

  • 24 horas para urgências e emergências;
  • 300 dias para partos não prematuros;
  • 24 meses para doenças ou lesões preexistentes;
  • 180 dias para os demais casos.

 

Custo-benefício

Mesmo a cobertura unicamente hospitalar ser um pouco mais cara que a ambulatorial, ela oferece um melhor custo-benefício para o usuário, além de possuir valores mais acessíveis que os planos referenciais.

A mensalidade vai variar de acordo com cada operadora de plano de saúde, características e abrangência dos planos em questão. Por esse motivo, é essencial realizar cotações e ver qual irá oferecer as melhores opções e condições.

É necessário ainda analisar o período de carência, redes credenciadas e coberturas do plano escolhido, para ver quais hospitais estão disponíveis para realizar os procedimentos.

Agora que já sabemos o que é o plano hospitalar e como ele funciona, é preciso apenas escolher uma operadora de confiança e que escolha o melhor para você e sua saúde.

A STS é uma corretora de plano de saúde em Santos que atua com as principais operadoras da região. Entre em contato com nossa equipe e saiba como pode reduzir o valor do seu plano de saúde.