Consórcio Imobiliário vale a pena? Conheça as principais características

Consórcio Imobiliário vale a pena? Conheça as principais características

Ter uma casa própria e quitada é um sonho de vários brasileiros, mas nem sempre é a coisa mais fácil do mundo de se conquistar, porém, não quer dizer que não possamos facilitar esse processo via um consórcio imobiliário.

Nessa modalidade de financiamento, um grupo se junta para financiar um imóvel e paga uma mensalidade para uma administradora.

Um consórcio tem vantagens como a isenção de juros e impostos, além de apenas pagar uma taxa de administração, mais baixa que a de outras modalidades. Assim, um consórcio se torna uma excelente opção a longo prazo.

Se você está procurando uma alternativa para conseguir sua casa, continue lendo o texto e  saiba como funciona e como escolher um consórcio imobiliário

 

O que é um consórcio imobiliário?

Essa modalidade de investimento foi criada para conseguir financiar algum bem, como carros em consórcios de veículos e, no caso deste texto, consórcios de imóveis.

Nele, um grupo de pessoas dá às administradoras que chefiam o consórcio o dinheiro em proveito do mesmo benefício, sem ter que depender de empréstimos e financiamentos de bancos.

Essas empresas dão planos de parcelas e prazos para que os consorciados as paguem, que serão determinados de acordo com o valor do crédito.

 

Como funciona o consórcio imobiliário?

Todos os meses, os integrantes do consórcio imobiliário pagam uma quantia definida pelo valor do crédito. Até o final do período do consórcio, mensalmente, um participante será contemplado e possuirá a quantia necessária para comprar seu imóvel.

Todos os consorciados irão ter direitos iguais em todos os sorteios, porém, pode-se adiantar a chance de ser sorteado, pois um consorciado poderá ofertar seus lances e antecipar a contemplação para obter a carta de crédito.

Inclusive, é possível usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para ofertar lances e até complementar o valor da carta.

 

Como é feito o pagamento das parcelas?

Os boletos são entregues aos participantes todos os meses e podem ser pagos em bancos e caixas eletrônicos.

O valor das parcelas de um consórcio imobiliário funciona se baseia em um cálculo de quatro fatores:

  • A taxa de administração: onde o integrante paga à administradora pelos serviços prestados;
  • O fundo comum: valor que os consorciados pagam para formar o fundo em vias de adquirir o bem e que é obtida pela a porcentagem do valor do crédito;
  • O seguro: assim como em um seguro de carro, existe um valor cobrado para garantir o pagamento contínuo da mensalidade em caso de desistência ou morte do participante;
  • O fundo de reserva: fundo de proteção para garantir o funcionamento do grupo para cobrir as despesas dos integrantes e inadimplências.

 

Qual tipo de imóvel você pode adquirir com a carta de crédito do consórcio?

É preciso saber suas necessidades antes de procurar por um consórcio imobiliário, afinal, existem mais de uma opção de investimentos. Confira as principais possibilidades abaixo:

 

Imóvel na planta

Com esse tipo de consórcio imobiliário, você pode ter seu imóvel ainda na planta, para isso, deve formar sua carta de crédito com antecedência, geralmente, você terá até 180 meses para financiá-la.

Quando contemplado, a construtora será comunicada que o imóvel será pago via carta de crédito e irá requisitar alguns  documentos para aprovar o pagamento.

Por pagar o imóvel à vista, você terá a possibilidade de negociar o valor final, conseguindo mais descontos. Se sua carta de crédito tiver um valor maior ao do imóvel, essa verba poderá ser aplicada na quitação das parcelas do consórcio.

Quando a planta é bem escolhida, vale a pena investir no consórcio pois o mercado imobiliário dá descontos para quem compra à vista. Quando um consorciado é contemplado ele também terá benefícios na compra.

Além disso, hoje é muito comum você conseguir altos descontos nas últimas unidades após a entrega da obra. Aqueles tempos em que a compra do apartamento durante o lançamento era um bom negócio já passou.

 

Terreno

Optar por um terreno é uma boa opção para quem planeja construir uma casa do zero e que já tem um projeto próprio.

A vantagem de quem opta por essa via é a possibilidade de pagar menos e, tendo uma carta de crédito, isso é facilitado, pois facilita a negociação do pagamento, principalmente quando é à vista.

 

Casa

Você pode usar a carta de crédito para adquirir o terreno e depois construir uma casa em seu terreno, basta ter um Cronograma de Obra e o engenheiro responsável definirá o dinheiro liberado.

Essa é uma boa opção também pois, diferente dos juros altos de empréstimos para construções, optar por um consórcio alivia esse valor.

 

Sala Comercial

Vantajoso para você investir em seu próprio negócio ou, até mesmo, disponibilizar para locação de empresas. Imóveis como esses costumam valorizar bastante de acordo com a região, o que o torna um ótimo investimento.

 

Quais são os cuidados necessários para a contratação do consórcio imobiliário?

Pesquisar mais a fundo nos meandros dessa modalidade de investimento de imóveis é importante, pois é necessário verificar se a administradora tem seus quesitos profissionais cumpridos como ter seu consórcio imobiliário registrado no Banco Central, assim, você garante a segurança do seu financiamento.

O tempo também é essencial como critério, afinal,  um consórcio imobiliário costuma durar de 10 a 15 anos e, nesse meio tempo, você tem tempo de considerar sua participação. Inclusive, essa opção é para aqueles que têm paciência.

Converse com a STS Corretora e descubra o consórcio que mais se encaixa com seu perfil. Nossa empresa é especializada em consórcios imobiliários em Santos. Entre em contato com nossa equipe e simule a melhor carta de crédito para seu perfil.