5 motivos para oferecer um plano odontológico aos seus funcionários

5 motivos para oferecer um plano odontológico aos seus funcionários

A saúde da boca é tão importante quanto a do corpo como um todo, inclusive, influenciando na saúde geral e no funcionamento do organismo. Por isso, atualmente entende-se que oferecer ações para ampliar o atendimento à saúde e medidas suplementares de um plano odontológico são essenciais para a saúde populacional.

 

Nesse contexto, o meio empresarial está aderindo cada vez mais a ideia de fornecer o benefício do plano dental empresarial para os seus funcionários e existe uma série de razões para isso.

 

Com a manutenção da saúde bucal em dia, são prevenidas doenças que podem aparecer na boca e no corpo. Isso porque a boca, se não for cuidada adequadamente, pode acumular bactérias, facilitando o acesso desses organismo ao restante do corpo.

 

Os maus cuidados com a saúde bucal podem acarretar em problemas na saúde, como:

 

  • Cáries;
  • Inflamação na gengiva;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Câncer na boca.

 

Por esse motivo, é importante manter a saúde bucal em dia.

 

Já para as empresas, o benefício oferecido acaba se tornando um investimento, que trará retorno em vários aspectos. Confira, então, as vantagens de oferecer um plano odontológico empresarial.

Dedução no Imposto de renda da empresa

Empresas que oferecem benefícios podem abater o valor cobrado pela seguradora no Imposto de Renda, assim como acontece com o vale-alimentação, plano de saúde, auxílio-farmácia, entre outros serviços ofertados.

 

Desse modo, há um retorno para a companhia sobre o valor investido para a manutenção da saúde do colaborador.

 

Baixo custo

Geralmente, oferecer aos funcionários um plano odontológico é bem mais barato do que se pensa, principalmente quando comparado ao auxílio médico.

 

Para encontrar um bom plano, que cubra as necessidades dos colaboradores e que caiba no orçamento empresarial, é necessário fazer uma pesquisa entre as opções de planos e escolher o de melhor custo-benefício.

 

Inclusive, ao comparar os convênios odontológicos para empresas com os outros benefícios, há uma diferença de valor muito considerável.

 

Satisfação do funcionário

Existem pesquisas apontando que a cada R$1,00 investido no funcionário, resultam em torno de R$13,00 de arrecadação para a empresa.

 

Isso indica que investir no bem-estar do funcionário, é dá-lo maior qualidade de vida e maior disposição do trabalho.

 

Além disso, o funcionário terá uma lealdade maior com a empresa. Isso porque ele se sentirá mais motivado e valorizado, demonstrando sua satisfação e justificando sua presença ali com a melhora da produtividade.

 

Com isso, também aumenta-se a qualidade do serviço e eleva-se o patamar da empresa.

 

Sem uma cobertura de planos empresariais, consultas e procedimentos odontológicos podem custar muito caro, ficando inviável para os funcionários, que podem manifestar alguns sintomas relacionados a problemas de motivação.

 

Mais ainda, os auxílios podem proporcionar mais segurança e bem-estar aos colaboradores e seus familiares, aumentando ainda mais a energia do corpo laboral.

 

Muitas empresas já estão atentas a essa lógica e estão oferecendo convênio odontológico empresarial que cobrem tratamentos ortodônticos e até procedimentos estéticos.

Assim, ampliam a sensação de bem-estar, melhoram a confiança para relações interpessoais (o que pode ser ainda mais vantajoso em cargos de atendimento) e garantem uma boa imagem dos colaboradores.

 

Credibilidade da empresa

Assim como foi falado anteriormente, empresas que oferecem benefícios como os de convênio dental, aumentam a satisfação do funcionário e cria-se uma motivação a mais para o colaborador prestar seus serviços.

 

Sendo assim, a produtividade pode subir, assim como a qualidade de seus funcionários também será elevada.

 

Com isso, há uma melhora da imagem da marca como um todo, atraindo clientes e novos funcionários.

 

Isso porque a marca como empregadora será “divulgada” pelos próprios colaboradores, ao compartilhar as vivências.

 

Assim, os melhores candidatos irão se interessar pela empresa, pelo zelo com seu profissional e sua criatividade, conforme as medidas adotadas para isso.

 

Redução de afastamentos e faltas

Assim como foi falado anteriormente, a saúde bucal está relacionada com o funcionamento de todo organismo. Por isso, cuidar bem da cavidade oral é cuidar bem do corpo e mente como um todo.

 

Se prevenir de doenças com os cuidados devidos junto ao dentista dos convênios odontológicos elevará a saúde e bem-estar do funcionário. Com isso, ele não precisará faltar por complicações médicas e também não terá de pedir afastamento.

 

Problemas relacionados a cáries, infecções, gengivite, dores de cabeça e bruxismo, por exemplo, podem afetar o sono, a disposição e satisfação de uma pessoa, impactando negativamente no rendimento durante o trabalho e podendo resultar em faltas.

 

Foram listados cinco motivos para uma empresa aderir ao benefício de oferecer planos odontológicos a seus funcionários. São pequenas atitudes que aumentam o nível de qualidade de produção de uma empresa, sua reputação e retorno de investimento.

 

Quem não quer acompanhar as tendências que estão sendo colocadas no ramo do mercado de trabalho, ficará para trás também na arrecadação.

 

Por isso, é preciso pensar grande, ter um olhar mais longo ao cenário mundial, para que a companhia ganhe proporções desejáveis e até ultrapasse as expectativas em relação aos objetivos e metas traçadas.