10 fatores que deixam o seguro veicular mais barato
O seguro veicular nem sempre tem o mesmo preço. Às vezes, dois veículos idênticos, do mesmo modelo, no mesmo bairro e cidade, podem ter uma variação imensa no valor do seguro.
Contudo, o preço de um seguro veicular não é definido de forma arbitrária. Existem inúmeros fatores que influenciam no valor que será cobrado de você. Inclusive, alguns desses fatores podem ser mudados por você.
Portanto, acompanhe, a partir de agora, quais são os fatores que deixam o seguro veicular mais barato!
O que deixa o seguro do veículo mais barato?
No cálculo do valor do seguro veicular existem alguns fatores que você mesmo pode mudar para deixá-lo mais barato. São estes:
– Instalação de equipamentos de segurança;
– Não se envolver em sinistros.
Equipamentos de segurança
Você sabia que carros com sistema de proteção a roubos e rastreamento (Alarmes automotivos) têm valor de seguro mais em conta? Pois, uma vez que os carros tenham estes itens instalados, passam a contar com maior probabilidade de serem roubados e, se roubados, é mais provável que sejam recuperados.
Por isso, algumas seguradoras permitem que gadgets como esses sejam incluídos na apólice de seguro.
Baixo índice de sinistros do motorista
O motorista que se envolve em acidentes recorrentemente costuma pagar um valor muito maior de seguro veicular. De outro modo, aquele que não registra envolvimento em qualquer sinistro, ano após ano, recebe um bônus no valor do seguro.
Por isso, se você é um motorista que não se envolve em acidentes e na prática de direção defensiva, é bem provável que seja bonificado ao assinar um seguro veicular.
O gênero do motorista influi no valor do seguro veicular
As mulheres, em média, têm seguros veiculares mais baratos do que os homens. Isso acontece porque, em geral, envolvem-se menos em sinistros e têm um cuidado maior na direção dos carros, conforme demonstram as pesquisas encomendadas pelo setor de apólices.
Estado civil e família influencia no preço do seguro veicular
O uso de um veículo por mais de uma pessoa influi substancialmente no valor do seguro veicular. Por isso, um motorista que tenha filhos em idade de dirigir costuma a pagar uma apólice maior.
Contudo, motoristas casados pagam, às vezes, valores menores do que os divorciados e os solteiros. Isso acontece porque presume-se terem uma vida social menos intensa, e portanto, utilizar menos o carro à noite ou em horários mais propícios a acidentes de veículos.
Estacionamentos regulares
A depender do lugar onde os usuários do veículo estacionem-no regularmente, o valor do seguro pode ficar mais barato. É o caso, por exemplo, de quem tem garagem em casa, ou de quem more em condomínio fechado com estacionamento reservado.
Do mesmo modo, quem se desloca para o trabalho de carro e estacione em lugar reservado regularmente, tende a pagar um valor menor sobre a apólice.
Região onde mora o motorista
Existem duas influências diretas na região onde vivem os segurados sobre o seguro veicular. A primeira, trata-se da cidade. Isso inclui também o bairro onde o motorista mora.
Portanto, em se tratando de uma cidade e de um bairro com menor índice de roubos, o valor do seguro fica substancialmente mais barato.
Tipo do carro segurado
Alguns modelos de carros são mais visados por ladrões em certas regiões. Por isso, a apólice de seguro, a depender do modelo de veículo utilizado, poderá ficar mais barata em havendo menor registro de furtos ou roubos referentes àquele modelo de veículo na sua cidade ou bairro.
Idade do motorista
Motoristas mais velhos e experientes, com mais de dez anos de habilitação ou mais de 25 anos de idade, costumam a pagar seguros menores do que motoristas em idade menor ou com menos tempo de carteira de motorista.
Inclusive, em se tratando de motoristas idosos, o valor fica substancialmente mais barato. Isso acontece porque as seguradoras acreditam que pessoas de maior idade têm uma vida menos ativa e se deslocam menos em seus veículos.
Uso regular
Pessoas que utilizam menos o carro, sobretudo para atividades de trabalho, costumam pagar seguros veiculares menores. Portanto, é importante notificar o corretor de seguros que você não realiza atividades de trabalho em seu veículo, sobretudo para ter um maior desconto no valor de sua apólice.
Pesquise antes de fazer o seguro
Em suma, é fundamental que você faça uma boa pesquisa antes de fazer sua apólice de seguro veicular. Deste modo, para além dos fatores que podem ser ou não alterados, você conseguirá pagar valores menores!