Tipos de seguro: conheça os principais

Tipos de seguro: conheça os principais

Você sabe quanto tipos de seguro existem? Além dos mais conhecidos, como de vida, automóvel e saúde, existem o de Multirrisco, de Agricultura e muito outros. Para ter noção, atualmente, no Brasil, são 17 categorias e 95 ramos com grande variedade de detalhamento.

Isso quer dizer que uma modalidade pode oferecer diversos ramos diferentes. Um exemplo é o de Responsabilidade Civil, que possui 12.

Entenda agora como funcionam os seguros no Brasil e quais são os principais tipos.

O que é um seguro?

O seguro é um acordo feito para garantir cobertura de danos parciais ou totais a pessoas físicas e jurídicas. O segurado paga uma parcela periódica à seguradora e, em caso de adversidade prevista na apólice, pode recolher dinheiro.

Quem está presente no contrato de seguro?

√ Segurado quem detém o contrato de seguro e que também está exposta ao risco;

√ Contratante  pessoa ou empresa que assina a apólice e realiza o pagamento periódico;

√ Beneficiário – é a pessoa indenizada, conforme as condições estabelecidas, no caso de adversidades;

√ Corretor de seguros – O profissional certificado com registro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é responsável por realizar a intermediação;

√ Seguradora – empresa que presta serviços, responsável por indenizar o segurado.

O que é uma apólice de seguro?

A apólice de seguro é o documento que contém todas as informações do que foi acordado entre o segurado e a seguradora. Existem diferentes tipos, mas em resumo, contém: dados de ambas as parte; descrição do seguro contratado; valor a ser pago e periodicidade; validade, duração e data de início; deveres e obrigações de ambas as partes; benefícios da contratação; coberturas adicionais ou modificações; nome e informações dos beneficiários.

Quais são os tipos de seguro existentes?

O seguro é divido em três modalidades: seguro pessoal, seguro contra danos ou propriedade e seguro para a prestação de serviços.

Seguro pessoal

» Seguros de vida;

» Seguro contra acidentes pessoais;

» Seguro de saúde ou doença;

» Seguro de dependência;

» Seguro desemprego;

» Seguro defeso.

SEGURO DE PROPRIEDADE OU DANO

» Seguro de Automóvel;

» Seguro de Engenharia (Seguro para Obras);

» Seguro Multirrisco;

» Seguro de Crédito e Garantia;

» Seguro contra Roubo;

» Seguro de Transporte;

» Seguro contra Incêndio;

» Seguro de Responsabilidade Civil.

Seguro para prestação de serviço

» Seguro Viagem;

» Seguro de danos morais e/ou estéticos;

» Seguro de objetos pessoais.

*Como explicamos, dentro de cada modalidade, existem inúmeros ramos. Confira o quadro com o resumo dos quadros de seguros no site da SUSESP, na aba Atos normativos.

Quais os principais tipos de seguro?

Preparamos um resumo dos principais para que você possa esclarecer todas as dúvidas.

Seguro de Vida

O Seguro de Vida garante o pagamento de uma quantia em dinheiro em casos de morte natural ou acidentes. Alguns tipos podem, até mesmo, cobrir casos de invalidez permanente ou temporária e doenças graves. Sendo assim, os beneficiários estão protegidos financeiramente, caso aconteça algo com o provedor.

Seguro de Saúde

O Seguro Saúde reembolsa o segurado por despesas médicas, como cirurgias, exames, tratamentos, consultas médicas e estadias em hospitais.

Conheça SulAmérica, uma seguradora de saúde brasileira.

Tipos de Seguro: Residencial

Existem diversos tipos de cobertura do Seguro Residencial, mas, basicamente, há cobertura de incêndios, furtos, roubos, quebra de vidros, tumultos e greves, danos elétricos, queda de raio, explosão, vendaval, impacto de veículos e fumaça. Protege uma residencia contra adversidades, além de contar com uma equipe disponível para resolver reparos simples.

Tipos de Seguro: Empresarial

O Seguro Empresarial protege a empresa de danos. Ou seja, em caso de danificação de máquinas, móveis, utensílios, mercadorias e matérias–primas, motivados por fatores externos ou roubo, é possível acionar a seguradora. 

Tipos de Seguro: Viagem

O seguro viagem é recomendado para quem vai viajar para o exterior. As coberturas, em geral, incluem atendimento médico no país de destino e despesas em caso de morte. Entretanto, podem haver adicionais, como respaldo em caso de perda de documentos e extravio da bagagem.

Tipos de Seguro: Licitação

O Seguro Licitação, também conhecido como Garantia de Licitação, garante o pagamento de indenização se o tomador, tendo vencido a licitação, deixar de assinar o contrato de execução ou fornecimento previsto no edital.

Seguro de Responsabilidade Civil

O Seguro de Responsabilidade Civil reembolsa o segurado caso ele seja condenado por danos materiais, morais e corporais. Há a possibilidade de estender para arcar com as despesas causadas por terceiros.

Tipos de Seguro: Transporte

O Seguro Transporte indeniza o beneficiário por prejuízos causados por viagens aquaviárias, terrestres e aéreas, seja em percursos nacionais e internacionais.  Pode ser previsto um adicional para estender até o fim da permanência da mercadoria no armazém.

Seguro Fiança

Apesar do nome, o Seguro Fiança tem o objetivo único de servir como alternativa para o fiador. Sendo assim, seguradoras e bancos criaram um seguro para aluguel e não pagamento das obrigações do inquilino. Ou seja, ao invés de pedir para algum familiar para ser fiador, basta contratar o seguro.

Seguro de Carro

seguro de carros é muito popular, já que os riscos de acidente, roubo e furto são grandes, principalmente, em cidades grandes. Apesar da obrigação de pagamento do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), o recomendado é sempre a contratação a parte, pois este oferece assistência a pessoas envolvidos em acidentes ou invalidez.

 

Assessoria ideal na hora de contratar um seguro

 

Informações importantes antes de assinar um contrato de seguro

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de seguro, precisa entender o que precisa ser levado em conta antes de assinar o contrato.

A primeira coisa que precisa avaliar é o que está descrito. Confira se existem reais necessidades de cobertura ou se não está esquecendo algo. Veja as principais vantagens e desvantagens e valores de indenização. É importante checar também se tudo que foi falado pelo corretor consta na apólice.

Além disso, muito importante, não assine contrato com seguradoras que alterem taxa a cada aniversário. Opte sempre por aquelas que mantém constante.

Como escolher uma boa seguradora?

Não basta procurar uma corretora de seguros que ofereça bons preços, é preciso encontrar aquela que também passe confiança. Sendo assim, junto com a pesquisa por valores, é preciso checar se o profissional está credenciado na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), diretamente no site. Também é importante entrar em contato com o Procon e olhar o Reclame Aqui para conferir a reputação da seguradora.

Encontrar uma boa corretora com profissionais qualificados é essenciais para receber indicação dos melhores tipos de seguro. A STS Corretora está há três anos no mercado e desde então, fecha excelentes contratos visando inúmeros benefícios para o contratante.

Em caso de dúvida ou interesse em contratar algum dos tipos de seguro, conte com a STS Corretora. Fale agora por Whatsapp (13) 98198-1282 ou deixe uma mensagem através do Fale Conosco. Para consultar valores, use nosso cotador online.

Conheça mais sobre a trajetória da STS Corretora.