Plano odontológico – como funciona?

Plano odontológico – como funciona?

A adesão ao plano odontológico está aumentando ano após anos. Só de setembro de 2016 a setembro de 2017, houve um aumento de 7,8% no total de beneficiários (1.6 milhões de novos vínculos), de acordo com o  Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a estética. E o sorriso, o maior cartão de visitas de todos, é o grande destaque.

Apesar de não ser um seguro tradicional, ajuda no pagamento de tratamentos dentários de vários tipos. O preço da mensalidade é muito menor comparado a um plano de saúde comum.

Quer saber mais sobre como o plano odontológico pode beneficiar sua vida? Então confira o texto de hoje.

 

O que é um plano odontológico?

Os planos odontológicos têm o objetivo de cobrir parte de tratamentos e exames. A grande maioria das companhias reembolsam um valor de 50% daquilo que foi gasto.

Entretanto, pode haver algumas limitações com número de visitas ao dentista, consultas, raios-x e mais.  Além disso, é importante ressaltar que o plano odontológico não cobre todos os tipos de tratamento. Portanto, é muito importante checar com a corretora que está ajudando na negociação o que é mais vantajoso, já prevendo futuros problemas.

 

Quais são as principais vantagens de um plano odontológico? 

Quantas vezes você vai no dentista por ano? Se você respondeu uma, já merece parabéns. Em geral, as pessoas passam anos e anos sem ir, mesmo o recomendado sendo de 6 em 6 meses.

A consulta pode ser cara e mesmo quem tem plano de saúde comum com cobertura específica para odontologia, pode deixar de essa prática de lado. São poucos os profissionais que se conveniam a operadoras de saúde, o que pode causar atraso na marcação de consultas.

O plano odontológico oferece uma série de vantagens que te fará cuidar melhor da saúde bucal:

 

Menos chances de grandes problemas nos dentes com plano odontológico

Como o plano odontológico possibilita mais visitas ao dentista, poderá ser feito um tratamento preventivo para evitar o surgimento de cáries, mau hálito, aftas e periodontite.

Fora que os dentistas também podem identificar problemas que não têm origem na boca, mas que se manifestam por lá, como câncer e problema intestinais.

 

Mais profissionais disponíveis

Como já te explicamos, poucos dentistas são credenciados a planos de saúde comuns. Entretanto, a lista de profissionais credenciados ao plano odontológico é extensa. Os dentistas têm especialidades diferentes e flexibilidade no atendimento.

 

Plano odontológico permite a organização de finanças

Imagina estar planejando uma viagem dos sonhos e do nada começa a sentir uma dor no dente. E quando vai ao dentista, descobre que precisará fazer um canal. Parte do dinheiro que você estava separando será destinado ao procedimento. Chato, não é?

Porém, em um convênio odontológico, como o valor é pago mensalmente, além de ter menos gastos em situações como essas, você terá controle de orçamento.

 

Orçamento Plano Odontológico

 

Como escolher um plano odontológico

Para escolher o melhor plano odontológico, a primeira coisa que deve fazer é encontrar uma corretora de saúde. Com a ajuda de especialistas você resolverá algumas questões importantes:

 

Carência em plano odontológico

Assim como em planos de saúde, existe a carência em plano odontológico. Entretanto, o tempo de espera é menor. Costuma ser de 24 horas para emergências e consultas. Confirme o que está na apólice do seguro com os corretores para agendar a consulta no período certo.

 

Rede credenciada

Outro ponto que deve ser avaliado é quanto a rede credenciada. Algumas companhias possuem mais profissionais disponíveis e em localizações melhores para você. É importante apresentar a situação para a corretora e receber a indicação do melhor plano odontológico para suas necessidades.

Não esqueça de conferir o contrato do convênio para entender se há reembolso de consultas feitas por dentistas de fora da rede credenciada. Se sim, poderá solicitar por meio de apresentação da nota fiscal do serviço prestado.

 

Coberturas do convênio odontológico

As coberturas do plano odontológico variam de contrato para contrato. Costumam ser para procedimentos como limpeza, restauração, tratamento de gengiva e alguns exames. Mas isso pode mudar de acordo com o contrato estabelecido.

Próteses, implantes dentários, instalação de aparelho ortodôntico e clareamentos não costumam estar na cobertura. Uma saída é conversar com o corretor e verificar se é possível incluir e quais são os custos adicionais disso.

 

Como funcionam as consultas no plano odontológico

No dia da consulta, será preciso apresentar a carteirinha do convênio e RG ou carta de motorista.

 

Como contratar um convênio odontológico?

Para encontrar um plano odontológico que caiba no seu bolso e atenda suas necessidades, conte com a STS Corretora. Temos uma equipe especializada que pode responder a todas suas questões sobre carência, valores e muito mais. Fale agora por Whatsapp (13) 98198-1282 ou deixe uma mensagem através do Fale Conosco. Para consultar valores, use nosso cotador online.