Plano de Saúde para MEI: entenda tudo sobre

Plano de Saúde para MEI: entenda tudo sobre

Você sabia que o plano de saúde para MEI é mais barato? Isso mesmo, graças a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), MEIs podem adquirir planos de saúde empresariais com redução de até 35%. As vantagens são grandes, mas por ser uma decisão relativamente nova (de janeiro de 2018), ainda há muitas dúvidas. Entenda tudo sobre plano de saúde para MEI agora.

Mas antes disso… O que é MEI?

A sigla MEI significa: Micro Empreendedor Individual. É a formalização do profissional autônomo que passa ter um registro para legalizar sua atividade econômica. Entenda como funciona a MEI.

Quem pode adquirir o plano de saúde para MEI?

O MEI precisa ter CNPJ ativo na Receita Federal há, pelo menos, seis meses. Além disso, precisa adicionar pessoas como dependentes, que só podem ser familiares ou quem tenha vínculo empregatício.

Como escolher um plano de saúde para MEI?

Caso opte por um plano de saúde para MEI, você pode escolher qualquer plano empresarial. Mas antes de assinar qualquer contrato, precisa levar em conta alguns pontos:

Cobertura assistencial

TODAS as operadoras devem oferecer as coberturas obrigatórias para os seus consumidores desde 1999, conforme a ANS. Certifique-se que todos os benefícios estejam nesse contratos e caso não, reivindique-os.  Confira agora a lista completa no site da agência, onde você vai encontrar os procedimentos obrigatórios.

Vale ressaltar que cada operadora de planos de saúde possui regras específicas para venda de planos de saúde.  Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é se proteger no contrato e consultar o CNPJ para ver se você está fazendo uma boa escolha.

Área de cobertura

Só contrate o plano de saúde para MEI que se encaixar dentro do que realmente você precisa, incluindo a localidade de atendimento. Se você é uma pessoa que trabalha em uma cidade e mora em outra, precisa encontrar um plano que tenha uma boa área de abrangência. Dependendo da operadora de saúde, é possível encontrar abrangência regional ou nacional.

Tempo de carência ao contratar plano de saúde para MEI

O tempo que você vai levar até poder realizar procedimentos, exames ou consultas também deve interferir na sua escolha. O prazo varia de uma operadora para outra.

Entenda o reajuste do plano de saúde para MEI

O plano de saúde para MEI é até  35% mais barato do que um plano empresarial, que já é a modalidade mais barata do mercado. Porém, você precisa tomar cuidado para o barato não sair caro. Às vezes, os planos de saúde baratos são os que têm o maior reajuste. Confira isso antes de assinar o contrato.

Aprenda a declarar o plano de saúde para MEI no Imposto de Renda

O plano de saúde pode ser declarada no Imposto de Renda. Mas, se você quiser evitar a malha fina, tenha muita atenção. Do que você vai precisa: CNPJ da sua empresa, nome da operadora do seu plano e valor que foi pago (incluindo as despesas de dependentes). Toda a despesa com plano de saúde devem ir para o quadro que leva a informação “Pagamentos Efetuados, com o código 26 – Planos de Saúde no Brasil”.

» Não há limites de dedução para os gastos realizados com os planos de saúde para MEI.

O que fazer em caso de reembolso

Caso seu plano funcione com reembolso total ou parcial, como no caso da Bradesco Saúde, você fará uso do relatório que, provavelmente, foi enviado pela sua operadora. As empresas têm costume de enviar anualmente um relatório de reembolso. Caso a sua não tenha feito isso, basta solicitar.

Preencha todas as informações, incluindo a especialidade, o nome do médico ou da empresa que prestou o atendimento, escreve o CPF ou o CNPJ. Você irá precisar adicionar o valor que foi pago e o valor correto do reembolso feito pelo plano de saúde. Indique se o gasto foi destinado aos dependentes ou seu.

Como adquirir um plano de saúde para MEI

Para adquirir um plano de saúde empresarial, você precisa ir até uma corretora de planos de saúde e entregar alguns documentos. São eles:

Inscrição no Órgão Competente, como a Junta Comercial

√  Registro Ativo perante a Receita Federal ou outros documentos exigidos pela legislação aplicável

*Caso o MEI não consiga comprovar as informações solicitadas, a operadora pode rescindir o contrato. O prazo de notificação é de até 60 dias antes do cancelamento.

Antes de assinar qualquer contrato, leia atentamente todas as informações e se tiver alguma dúvida, converse com um especialista em planos de saúde.

Caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, você também pode baixar  agora a Cartilha elaborada pela ANS.

 

Plano de Saúde para MEI

 

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